Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Tarefa 2 - Mercado de trabalho. Como faço minhas escolhas? Como faço para buscar informações sobre o futuro profissional? Quem ajuda e esclarece no momento da escolha do curso?

Olá pessoas!

O desafio não pode parar! A segunda tarefa já foi lançada, e diz respeito a um assunto que ronda a cabeça de todo e qualquer estudante do ensino médio. Como encarar o MERCADO DE TRABALHO? Aqui daremos valiosas dicas de como fazer suas escolhas, como buscar informações sobre o futuro profissional e a quem procurar em caso de dúvida!
O trabalho existe desde os períodos mais longínquos. Através dele, civilizações se desenvolveram e alcançaram o nível atual. E graças a esse grande avanço, surgiu uma diversidade muito grande de tipos de trabalho, para atender às necessidades do ser humano. Assim, a relação entre patrões e empregados se consolidou tanto, que vigora até hoje.
Claro, que para executar certo trabalho, necessitamos de habilidades específicas exigidas pela atividade, e é aí que nos deparamos com a dúvida:


Essa grande dúvida geralmente surge no ensino médio, onde recebemos informações diárias sobre muitos assuntos, de diferentes áreas, o que gera a dificuldade de pensar em algo para o futuro. A melhor forma de sanar tal dúvida, é perceber –dentre as ciências – qual é a que nos trás mais satisfação e interesse enquanto estudamos. Na escolha de cursos, existem quatro tipos de ciências:

CIÊNCIAS EXATAS

As ciências exatas envolvem os campos que utilizam a lógica e a precisão ao testar hipóteses. Engloba disciplinas como Matemática, Estatística, Física e Química. As exatas surgiram na Europa Ocidental no século XVII e tiveram grande importância na abertura de novos horizontes para a humanidade, a partir do uso da geometria e da aritmética.


CIÊNCIAS HUMANAS

As ciências humanas tratam do aspecto do homem como ser vivo e como ser social. São as ciências com maior variedade de campos de trabalho, pois fazem parte delas a Filosofia, a Sociologia, a Ciência Política, a Antropologia, a História, a Lingüística, a pedagogia, a Economia, a Administração, a Contabilidade, A Geografia Humana, o Direito e a Psicologia. Todas essas disciplinas facilitam os estudos dos diferentes aspectos do ser humano.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

As ciências biológicas estudam os seres vivos, desde moléculas até o tão complexo corpo humano. Entre as áreas de ciências biológicas encontram-se a Medicina, Zoologia, Botânica, Microbiologia, Bacteriologia, Citologia ou Biologia Celular, Genética, Biologia Molecular, Sistemática, Biologia Evolutiva, Fisiologia.

CIÊNCIAS SOCIAIS

As disciplinas de ciências sociais estudam as diversidades dos grupos sociais espalhados pelo mundo, e entre suas disciplinas temos Antropologia, Estudo da Comunicação, Economia, Administração, Arqueologia, Contabilidade, Geografia Humana, História, Lingüística, Ciência Pública, Estatística, Psicologia Social, Direito e Sociologia.


Ficou mais fácil, não? Mas vale lembrar que a vida profissional é muito mais complexa do que uma disciplina escolar, então tome cuidado! Outra dica é não escolher uma carreira apenas pelo sucesso financeiro, pois se você não gostar de executar tal atividade, não terá produtividade suficiente para obter sucesso. Então, ter facilidade para superar os obstáculos da carreira, e gostar disso, gerará autoconfiança e te fará se sobressair diante dos concorrentes.


Há um grande temor com relação à repercussão que a escolha do curso trará futuramente. Esse medo é o que faz muitos jovens desistirem de algo que gostam, para se especializar em uma carreira que está em alta. Isso pode ser evitado de forma muito fácil. Como? Nós explicamos!

Grande parte das universidades, no período de pré-vestibular, oferecem as chamadas Feiras de Profissões. Lá, os alunos que já escolheram uma carreira apresentam os seus respectivos cursos através de um bate-papo com os visitantes, oferecendo uma visão mais ampla sobre as atividades do curso escolhido. Em uma conversa informal, eles poderão esclarecer suas dúvidas quanto a escolha do curso.
Eike Batista
Outra forma de sanar todas as dúvidas é pela internet. Com o grande avanço das redes sociais, não é difícil se comunicar com profissionais renomados de diferentes áreas. Um exemplo é o empreendedor Eike Batista (no twitter como @eikebatista), fundador do Grupo EBX, grupo que investe principalmente nos setores de petróleo, logística, energia, mineração. Há também uma rede social exclusiva para a comunicação entre profissionais, o LinkedIn. Lá você poderá obter respostas de profissionais bem sucedidos. E ainda, empresas de orientação vocacional, como o CIEE, um programa que apóia os estudantes na identificação de habilidades profissionais.

Enfim, resto é com você! Não podemos esquecer que o ensino médio é decisivo para a sua vida, o empenho durante esse período é o que fará a diferença no seu futuro. Estudar é a chave de tudo!


Deixe sua opinião ou experiência nos comentários abaixo!

Um abraço a todos!

Um comentário:

  1. Muito informativo e esclarecedor.É importante refletir antes de optar para no futuro não se arrepender e perceber que perdeu tempo e dinheiro...

    ResponderExcluir