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domingo, 30 de outubro de 2011

Tarefa 5 - O que poderia ser melhorado na sua escola? O que a Direção e os professores poderiam fazer? E o que você acha que poderia ser feito, começando pelos alunos, para que essas mudanças ocorressem? Citem exemplos de outros locais e alternativas que deram certo.

Olá pessoas!

        Essa é a tarefa de numero 5! E dessa vez, trata-se do lugar que chamamos de segunda casa, onde adquirimos conhecimento para termos qualificação suficiente para obter sucesso. Onde passamos cerca de 6 horas por dia, cinco dias por semana. É lá que vemos nossos amigos, trocamos ideias, discutimos assuntos, sendo eles parte da aula ou não. Se trata da ESCOLA, formadora de caráter e opinião. Porém, será que algo poderia ser melhorado? Por onde começar tais melhorias? As respostas para essas perguntas, você encontra aqui!
           
         Nesse post, discutiremos os benefícios da tecnologia a favor da educação e  falaremos exclusivamente do nosso colégio, o Acesso André de Barros! E como de praxe, senta que lá vem história!



       O Colégio Acesso surgiu para que Curitiba pudesse ter um ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, com um preço acessível. Essa ideia foi implementada em 2002 por um dos fundadores do colégio, juntamente com um professor que desejava investir no Ensino Médio.  Aproveitando a época em que muitas faculdades se instalaram na cidade, os fundadores decidiram fazer um colégio com foco no vestibular, preparando os alunos para enfrentar a concorrência nos vestibulares da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 
          Foram em busca dos melhores professores, e em 2003, a equipe Acesso era formada por professores qualificados, e com muitos anos de experiência no ensino. E desde aí, o colégio Acesso é um dos que mais cresce na cidade de Curitiba. Contando com três sedes já em funcionamento, e mais três outras que serão iniciadas em 2012, o colégio não busca apenas o sucesso de seus alunos no vestibular, mas também que sejam pessoas de valor, inteligentes e éticas.



           O Acesso possui ótima estrutura para receber a quantidade de alunos atual, isso quando se trata de salas de aula. A complicação ocorre na hora do intervalo. Em uma breve conversa com a diretora da sede, constatamos que a cantina não suporta o número de alunos do colégio. Pode parecer desnecessário, mas em sua única pausa nos estudos durante o horário letivo, um maior conforto para se alimentar pode representar uma melhora significativa em seu desempenho.  Nossa cantina conta com poucos assentos e um tumulto excessivo na fila para a compra dos lanches. Se houvessem mais bancos na praça de alimentação, também evitaria que o aluno retornasse às salas para comer, o que as manteria mais limpas e por mais tempo, diminuindo gastos com produtos de limpeza.


Balcão da cantina
  
Praça de alimentação
      Outro agravante é o numero de alunos em sala de aula. Como sabemos, cada aluno tem uma forma diferente de absorver conhecimento, e há alguns que necessitam de um acompanhamento mais aproximado, o que não acontece quando se tem um numero acima de 40 alunos por sala. Uma divisão de turmas seria de bom grado, pois teriam menos alunos em sala de aula, e assim, o professor poderia dar mais ênfase no atendimento aos alunos com dúvidas.


Sala em um dia normal de aula


        

        O sonho de todo aluno é deixar de lado os livros e apostilas para usar apenas o computador. E, de fato, isso facilitaria muito, trazendo grandes avanços à educação. O uso de computadores em salas de aula traria muito mais eficiência na transmissão do conhecimento, pois ocorreria a interação entre aluno e professor, de forma muito mais rápida.  A informática ainda é vista como prejudicial por conter diversos tipos de informação, mas isso poderá ser filtrado pelo professor que, ao invés de escrever a matéria no bom e velho quadro negro, disponibilizará o link com o mesmo conteúdo na internet, de modo muito mais rápido e fácil. Tal rapidez também poderá ser vista como melhoria, pois o tempo de aula seria mais bem aproveitado.  O uso de computadores em salas de aula também tornaria o aluno mais autônomo na busca pelo conhecimento, pois terá infinitas fontes à sua frente, o que não acontece quando se usa apenas o livro didático.  

         Todavia, para esse novo e revolucionário método de ensino funcionar corretamente, deve haver uma postura diferente tanto do professor, quanto do aluno. O professor deverá ser preparado para trabalhar com as novas tecnologias, tornando as aulas mais dinâmicas. Deverá ocorrer também, uma mudança de postura da parte do aluno, pois este, não poderá ter o computador como atividade recreativa, mas sim como material de estudo, pesquisa e conhecimento. Portando, acredita-se que a informática nas salas de aula, deve ser iniciada logo quando o aluno ingressa na escola, mais precisamente, no ensino fundamental, para que o aluno reconheça o computador como material escolar, e não como um videogame.

        Aqui vai um vídeo mostrando as novidades da Feira de Tecnologia voltada ao ensino de São Paulo, onde carteiras são transformadas em computadores e dispensam o uso de cadernos e apostilas:


       Um exemplo de instituição de ensino que está de adaptando às novas tecnologias é a Faculdade Estácio, que disponibiliza todo o material didático em forma de Tablet. A faculdade acredita ser um grande passo em direção à sustentabilidade e modernidade, utilizando melhor os recursos naturais e aproximando os alunos das tecnologias presentes no mercado de trabalho.

        Há também o projeto UCA (Um computador para Aluno), que promove a inclusão digital nas escolas. Saiba mais clicando aqui!

            Para concluir, nós descobridores acreditamos que o uso da tenologia pode agregar muito na educação brasileira, porém, devem ser usadas como complemento apenas. É necessário um professor para direcionar os alunos, para que estes nao se dispersem com facilidade, pois se trata da internet: a maior biblioteca de informações já vista. Que o uso das máquinas seja algo a favor do ser humano, e não para substituí-lo. 

       Compartilhe a sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo!

Paulo Freire


"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida"
     - Paulo Freire 





Um abraço a  todos!






Fontes e dicas: Nética.orgG1Youtube. (outras fontes podem ser encontradas dentro do post)

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